Imagine o Tietê limpo, com árvores, ciclovias e pistas de corrida ao longo das marginais. Pode parecer fantasia para São Paulo, mas é uma ambição realista de Seul.
Após destruir um elevado que cortava o centro histórico e recuperar o rio Cheonggye, a capital sul-coreana embarcou num ambicioso projeto que pretende tornar o Han, seu maior rio, o coração da cidade. Mais de 70 prefeitos, entre eles Gilberto Kassab, foram a Seul para participar de uma conferência sobre clima, mas a transformação da cidade será o grande caso para estudo.
O responsável pelo projeto, afirma que a transformação pode ser possível aqui em São Paulo, mas como sempre isso movimentaria muito dinheiro e seria um grande desafio tirar o Minhocão dos paulistanos. Tudo é uma questão de estudo e conscientização.
Seria mais do que uma evolução conseguir despoluir o Rio Tietê, o maior e mais poluído da cidade de São Paulo. Com certeza o nível de gases que afetam o nosso meio ambiente e nosso ar, seria consideravelmente reduzido, fazendo com que a cidade tomasse um aspecto mais limpo e bonito.
Governantes ainda estudam e discutem a possibilidade, porém, para a população, a esperança é a última que morre.
Redação: Maycon Lisboa
Revisão: Nathália Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário