Desde a pré-história o homem vem descobrindo cada vez mais a tão conhecida e utilizada tecnologia. Desde de instrumentos para conseguir alimentos até a descoberta da roda o ser humano já mostrava a sua incrível capacidade de aprender e criar para o seu próprio conforto, benefício ou até mesmo sobrevivência.
Hoje em dia, muito mais do que conseguir alimentos, nós podemos, com apenas um clique nos comunicar com qualquer pessoa do outro lado do mundo. Podemos identificar doenças e tratá-las da forma mais rápida possível. Podemos transpassar para uma folha de papel, uma foto ou até mesmo uma pintura. Assistir em tempo real e em cores cenas de qualquer lugar. Observar o misterioso mundo do fundo dos oceanos ou até mesmo conhecer a lua. Devemos todos estes recursos que antes foram considerados impossíveis às nossas dúvidas e curiosidades. Pois o que move qualquer pesquisa ou descoberta não são as respostas e sim as dúvidas que primeiramente as trazem. E apesar de termos tornado nossas vidas muito melhor com toda a tecnologia descoberta e aprendida deixaram de perceber que agora estamos muito mais dependentes disto do que imaginamos. O que você faria se ficasse uma semana sem internet? Ou sem telefone, ou quem sabe sem energia?
Os recursos tecnológicos com certeza fazem o nosso dia a dia muito mais prático e rápido, afinal, hoje em dia, tempo é dinheiro ou até mesmo vida. Por exemplo, para transplantar um coração de um corpo para outro, são precisos às vezes aviões, carros e jatinhos para que o coração chegue a tempo no hospital de destino. Outro exemplo que podemos aplicar mais em nossa rotina, são os transportes públicos ou privados são nossas chaves, sem eles, ir ao trabalho, ao cinema, a escola, ao parque seria uma tarefa árdua de longas e longas caminhadas. Desta forma, a tecnologia adentra casas, empresas, escolas, ruas, cinemas, restaurantes e lanchonetes, museus, hospitais, e muitos outros lugares. Porém não podemos deixar de esquecer que tudo um dia se acaba, e enquanto o avanço tecnológico continua a crescer cada dia mais, recursos naturais estão sendo usados em demasia. Viver bem, com prática e facilidades não deixa de ser bom, entretanto, tudo em exagero, faz mal.
De uma forma ou de outra, o que nós sabemos é que o caminho da tecnologia se mostra cada vez mais surpreendente e revolucionário e nossa única certeza é que ele está longe de acabar.
Por Nathália Barbosa - 2º médio
Nenhum comentário:
Postar um comentário