Droga é qualquer ingrediente ou substância química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas químicas são obtidas em farmácias (lembrando que todo medicamento é droga e faz mal se usado incorretamente) e drogas sintéticas que são fabricadas em laboratórios.São divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são ”aceitas” pela sociedade (exemplo: Álcool, cigarro, xaropes, remédios).Já as drogas ilícitas (as proibidas por lei), assim como as lícitas, podem ter efeitos estimulantes, depressivos ou perturbadores no sistema nervoso central.Hoje, os principais usuários de drogas são adolescentes de 16 a 18 anos (na maioria dos casos) que começam a usá-las por curiosidade, influências, pelo prazer que elas proporcionam, pelo fácil acesso e pelo desejo de que elas resolvam seus problemas.
Os usuários podem ser classificados em:
→ Usuário experimental, que usa drogas pouquíssimas vezes e não se fixa em nenhuma.
→ Usuário habitual, que começa a ter o hábito rotineiro de usar drogas.
→ Usuário dependente, que não consegue ficar muito tempo sem usar drogas.
→ Usuário de abuso, que usa drogas de forma compulsiva, enquanto tem, ele está usando.
→ Usuário crônico, que é aquele em que a droga passa a ser parte da sua vida, sendo o fator mais importante.
Alguns exemplos de drogas lícitas e seus perigos:
Lança-Perfume: um líquido que, ao ser aspirado, causa euforia e perturbações auditivas e visuais. Em doses maiores, podem provocar desmaios, paradas respiratórias e até a morte.
Anfetaminas: acelera o cérebro e deixam a pessoa mais ligada. São também usadas como moderadores de apetite. Podem provocar paranóia e até alucinações. Em excesso, elevam a temperatura do corpo e podem causar a morte.
Crack: são pedras de uma mistura feita á base da planta de coca e outras substâncias. Como é fumada, chega bem rápido ao cérebro: em cerca de oito segundos. O crack provoca efeitos parecidos com o da cocaína e pode deixar uma pessoa viciada rapidamente.
LSD: também conhecido como doce, essa droga causa alucinações. Quem usa durante muito tempo pode desenvolver distúrbios psicológicos, como a esquizofrenia e uma depressão profunda.
Ecstasy: deixa a pessoa hipersensível ao toque e por isso, tem o apelido de “droga do amor”. Mas pode causar o superaquecimento do corpo e provocar convulsões, paradas cardíacas e até a morte de quem usa.
Maria Camilla e Giulia - 1º ano Médio
Parabéns a todos pela matéria maravilhosa, bjs Flávia Schultz
ResponderExcluir