6 de junho de 2010

Para refletir...

Respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver.

Clarice Lispector

____

A menina se enquadrava em qualquer conto de fadas que continham alegria. [...] Era apenas uma humana, que impunha toda sua felicidade na simples vontade de sorrir, no simples toque e gosto da água da chuva e na liberdade momentânea que sempre fora a sua quimera.

Tamyris Kortschinski

____

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Martha Medeiros

Um começo diferente e ecológico










Como sabemos no dia 01 de fevereiro iniciaram-se as aulas no Colégio Olga Ferraz. Pela primeira vez em anos o colégio começou suas aulas de uma forma diferente.

Este é o ano da biodiversidade então os professores foram encarregados de criar um projeto sobre o meio ambiente. Formaram-se cinco grupos com alunos de 6° à 3° ano médio, sendo que cada grupo possui um aluno do 3° ano médio como líder, que com seu maior conhecimento tem como função estimular, ajudar e manter a ordem do grupo.

No primeiro dia após serem divididos os grupos, foi pedido que se fosse escolhida uma cor, um nome e um hino, relacionado a questões ambientais, para o grupo. no segundo, fomos encarregados de criar um esboço de uma bandeira numa cartolina. No terceiro, tínhamos de levar materiais reutilizáveis, para montar objetos que pudessem ser utilizados no dia a dia. Quarto dia montamos um teatro com tema relacionado ao meio ambiente. E no quinto e último dia da semana tivemos um café da manhã comunitário no qual cada aluno deveria trazer um prato doce ou salgado mais um refrigerante.

Após o café da manhã comunitário passamos o esboço da bandeira para um tecido. Para cada prova realizada durante a semana eram estipuladas aproximadamente duas horas para que tudo fosse realizado e por fim apresentado.

Este projeto tem como objetivo conscientizar-nos das questões ambientais e também promover o entrosamento e convívio de todos os alunos do colégio. Confira os resultados no site da Prô: www.prolilian.com

Por: Gabriela Cristina (1º ano médio)
Revisão por: Marcos e José (2º ano médio)

A Copa do Mundo na África do Sul


A África do Sul será o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo. O esporte é uma paixão nacional desde o século XIX, quando os primeiros clubes foram fundados. Nos meses de Junho e Julho, precisamente durante 4 semanas, o país será palco de um dos maiores eventos do planeta. Os jogos serão distribuídos em oito províncias e nove cidades. Mais de meio milhão de visitantes são esperados no país. Bilhões de espectadores verão os jogos pela TV.

O grupo da África do Sul é considerado o mais difícil da copa. Por não ser um país de muita tradição nas copas, suas chances de classificação são muito poucas, pois seus adversários são mais experientes, mas tudo é possível no futebol, assim o jeito é esperar até 11 de junho para vermos o que acontecerá.

O Brasil nessa Copa

A seleção brasileira é uma das grandes favoritas ao título mundial e caiu em um grupo forte também. O maior vencedor de todos os tempos dos mundiais é o Brasil, com cinco títulos. Mas lembrando que, em 2006 também era um dos times com maior expectativa à levar a copa porém perdeu. Então, favoritismo não ganha titulo. Ganha quem jogar melhor, o jeito é espera para ver quem será o grande vencedor desse ano.

A Nike, fornecedora de material esportivo para a Seleção Brasileira, apresentou as novas camisas que o Brasil vai usar na Copa do Mundo da África do Sul. A maior novidade ficou por conta do apelo ecológico e tecnológico que uma das maiores multinacionais do mundo quis passar.

As camisas são produzidas com garrafas PET recicladas e, de acordo com a fabricante, consomem até 30% menos energia para serem produzidas, em comparação à uma camisa feita de poliéster.

E sobre 2014, ano que o Brasil sedia a Copa, fica a pergunta: o país tem condições para tal, levando em conta a criminalidade e desigualdade social que existe no nosso país? Será que até lá, isso muda?

Por: Leonardo (9º ano)
Revisado por: Giulia e Juliana (2º ano médio)

Iceberg ameaça o clima mundial





Os Icebergs formam-se pelo acumulo de geleiras que se separam e em função de seu próprio peso e do movimento das marés são lançados ao mar, ficam a deriva nos oceanos.

Como estamos acompanhando, o caso do iceberg conhecido como B17B está a deriva há algumas semanas no nosso oceano. É um iceberg de aproximadamente 19 km que se desprendeu de uma geleira da Antártida.

Esse fenômeno está flutuando em uma área de água aberta cercado de gelo do marítimo e conhecido como polinia, há algumas semanas o iceberg estava a caminho da Costa do sul da Austrália, desta forma pode nos causar transtornos ambientais, como alteração nas corrente marítimas que pode ocasionar um maior fluxo de água gelada, resultando em invernos mais rigorosos no Atlântico Norte, consequentemente isso altera os padrões de clima ao longo dos anos.

Em consequência da irresponsabilidade, o mais conhecido o "aquecimento global" foi o causador desse acontecimento, provocando derretimento de geleiras e o transtorno ambiental.


Por: Weider Felipe (1º ano médio)
Revisado por: Gabriel Nacarato. (2º ano médio)