27 de setembro de 2009

Vamos falar de Drogas!



Droga é qualquer ingrediente ou substância química, natural ou sintética que provoca alterações físicas e psíquicas numa pessoa. As drogas naturais são obtidas em plantas e em minerais, as drogas químicas são obtidas em farmácias (lembrando que todo medicamento é droga e faz mal se usado incorretamente) e drogas sintéticas que são fabricadas em laboratórios.São divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são ”aceitas” pela sociedade (exemplo: Álcool, cigarro, xaropes, remédios).Já as drogas ilícitas (as proibidas por lei), assim como as lícitas, podem ter efeitos estimulantes, depressivos ou perturbadores no sistema nervoso central.Hoje, os principais usuários de drogas são adolescentes de 16 a 18 anos (na maioria dos casos) que começam a usá-las por curiosidade, influências, pelo prazer que elas proporcionam, pelo fácil acesso e pelo desejo de que elas resolvam seus problemas.
Os usuários podem ser classificados em:
→ Usuário experimental, que usa drogas pouquíssimas vezes e não se fixa em nenhuma.

→ Usuário habitual, que começa a ter o hábito rotineiro de usar drogas.
→ Usuário dependente, que não consegue ficar muito tempo sem usar drogas.
→ Usuário de abuso, que usa drogas de forma compulsiva, enquanto tem, ele está usando.
→ Usuário crônico, que é aquele em que a droga passa a ser parte da sua vida, sendo o fator mais importante.

Alguns exemplos de drogas lícitas e seus perigos:

Lança-Perfume: um líquido que, ao ser aspirado, causa euforia e perturbações auditivas e visuais. Em doses maiores, podem provocar desmaios, paradas respiratórias e até a morte.
Anfetaminas: acelera o cérebro e deixam a pessoa mais ligada. São também usadas como moderadores de apetite. Podem provocar paranóia e até alucinações. Em excesso, elevam a temperatura do corpo e podem causar a morte.
Crack: são pedras de uma mistura feita á base da planta de coca e outras substâncias. Como é fumada, chega bem rápido ao cérebro: em cerca de oito segundos. O crack provoca efeitos parecidos com o da cocaína e pode deixar uma pessoa viciada rapidamente.
LSD: também conhecido como doce, essa droga causa alucinações. Quem usa durante muito tempo pode desenvolver distúrbios psicológicos, como a esquizofrenia e uma depressão profunda.
Ecstasy: deixa a pessoa hipersensível ao toque e por isso, tem o apelido de “droga do amor”. Mas pode causar o superaquecimento do corpo e provocar convulsões, paradas cardíacas e até a morte de quem usa.

Maria Camilla e Giulia - 1º ano Médio

Batman: Arkham Asylum



O contexto do jogo acontece quando o Coringa se ofereceu pacificamente para ser encarcerado no emblemático manicômio: Arkham Asylum. É claro, que algo está errado. Logo se torna óbvio que vilão tem alguma carta guardada na manga, conforme ele organiza um imenso plano com as maiores mente criminosas que estão no manicômio.
Isso só será dor de cabeça para o herói, mas por outro lado será eletrizante para os jogadores. A jogabilidade, basicamente é só pancadaria pura pancadaria,com comandos fácies de ser feito,e o cenário será um forte aliado para fazer combos contra-ataques.

Pesquisa por José e Marcos - 1º ano Médio
"Os vícios entram na composição da virtude assim como os venenos entram na composição dos remédios. A prudência mistura-os e atenua-os, e deles se serve utilmente conta os males da vida."

Dura e obscura realidade



Em uma entrevista para uma revista local, Ana G. (mãe de um viciado em drogas) resolve revelar todo seu sofrimento e luta que passou durante a face em que seu filho esteve com ela.

Revista: Seu filho admite ser dependente de drogas?

Ana G.: Mesmo após 12 anos de vicio, meu filho nunca admitiu ser usuário de drogas, uma vez ou outra admite ter feito uma bobagem, em minha opinião isto se deve ao fato de ele sentir-se envergonhado e culpado.

Revista: A senhora buscou várias terapias para ele, que incluíam a família. Houve algum avanço no tratamento?

Ana G.: Faz alguns meses que meu filho não se droga, mas nunca sabemos se é uma recuperação ou apenas uma face, sempre haverá aquele medo.

Revista: Como a senhora esteve durante esse período?

Ana G.: Tive uma forte depressão e necessitava de fortes medicamentos, hoje meu filho dentro de casa me tira a paz, assim, como uma fuga, preciso me auto medicar com
antidepressivos. Depois que um filho usa drogas a vida da família nunca mais é a mesma.

Revista: Que atitudes teve no convívio com seu filho que não teria mais, depois de conhecer o problema mais a fundo?

Ana G.: Já subi no morro para procurar meu filho e outra vez, falei para um traficante não vender drogas a ele, pois não iríamos pagar.

Revista: Como é hoje o seu contato com Eduardo?

Ana G.: Hoje eu creio que meu filho não saiba onde moro e faz mais de um ano que não o vejo. Eu sempre estarei ao lado dele se preciso, mas nunca mais quero sentir medo. Penso que meu filho hoje, passa por um momento de muito sofrimento.

Pesquisa por Roberto e Felipe - 1º ano Médio

People Under the Stairs no Brasil


Um dos maiores nomes do rap underground dos Estados Unidos, a dupla californiana People Under the Stairs faz dois shows no Espaço +SOMA (região oeste paulistana) em outubro.
Nos dias 24 e 25, os MCs Thes One e Double K apresentam repertório de rap "classudo", com novidades e clássicos da carreira de mais de uma década --o sétimo disco, "Carried Away", deve sair no mesmo mês.

De acordo com a assessoria de imprensa da casa, os ingressos custarão R$ 30 e a venda antecipada começará em 25 de setembro. O show começa às 21h no sábado e às 20h no domingo.

Pesquisa por David e - 1º ano Médio

Sessão Pipoca - Meu nome não é Johnny



O filme teve a participação do ator Selton Mello, como o personagem principal, João Guilherme Estrella.
Ele é filho de um bancário, pertence a uma família de classe média no Rio de Janeiro, e cresceu no Jardim Botânico, freqüentando os melhores colégios, na época dos anos 80 e 90.
A partir daí, ele começou a freqüentar no mundo das drogas. E passou a ser o maior e melhor traficante de drogas do Rio de Janeiro, e foi preso no ano de 1995. E estando na cadeia, passou o resto de seus dias.

Pesquisa por Patrícia e Melissa - 1° ano Médio

Orientação contra a dependência química


A dependência química é a necessidade do uso de substâncias químicas por mais que elas possam ser prejudiciais a saúde. Como qualquer outra doença a culpa não é do individuo por apresentá-la, entretanto, cabe a ele aceitar ou não uma ajuda.A dependência química pode gerar diversos problemas para as pessoas, físicos, sociais e psicológicos. Muitas vezes, as pessoas não conseguem.
desfazer desses vícios por não achar ajuda adequada e especifica. Há diversos vícios que podem prejudicar as pessoas, e para cada um deles há uma ajuda específica. Como qualquer outra doença degenerativa, sem tratamento, o estado do individuo pode piorar.
Há locais que estão abertos para ajudar, onde as pessoas seguirão um determinado tratamento, conforme o grau da doença.

Por Gabriel Nacarato - 1º ano Médio

Pássaro contra a vidraça, de Giselda L. Nicolelis



“Desesperado, ele discou um número ao acaso. Quem sabe, do outro lado da linha, alguém pudesse salvá-lo...”
O livro conta a história do garoto Igor, que tem tudo que se pode imaginar e querer, menos o amor, o que lhe trazia um grande vazio na alma. Para preencher esse vazio, ele começa a se drogar. No começo tudo é uma grande aventura, cheia de adrenalina, mas Igor foi se viciando cada vez mais, e caindo em um poço sem fim.

Um dia, já desesperado e amedrontado com o que estava virando – um viciado que fazia qualquer coisa para comprar drogas – , discou um número qualquer e então uma mulher atendeu. E por mais desconhecida que ela fosse, seria essa mulher que faria Igor pensar no que queria da sua vida.
Por Giulia Roja - 1º ano Médio
“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.”
Friedrich Nietzsche

Água e Terra se encontram


Depois de passar pelo Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo recebe a exposição Onde a Água Encontra a Terra, que reúne fotografias dos brasileiros Fernando Azevedo e Leonardo Kossoy e da norte-americana Carol Armstrong. As 45 imagens possuem uma temática em comum: registram pontos de diversas partes do mundo onde o mar e os rios se encontram com a terra. As fotografias de belas paisagens naturais e alguns flagrantes da interferência do homem na natureza ficaram tão bonitos que já foram lançados em livro no ano passado, pela G. Ermakoff Casa Editorial.A diferença do livro para a exposição está no fato de que na obra temos 128 imagens. Na exposição, também há, além do impacto estético, a oportunidade do público de perceber de maneira mais evidente a proposta dos três fotógrafos de uma nova perspectiva temática para a abordagem da Fotografia.
Av. Paulista, 1.578, estação Trianon - Masp do Metrô, tel. (11) 3251-5644.
Pesquisa por David - 1º ano Médio

Opinião dos Alunos sobre as Drogas




Aluno Leonardo Novais - 1º ano Médio
A minha opinião sobre às drogas é que quem quer usar, usa, mas por escolha própria e não porque aguém ofereceu. O uso tanto das permitidas quanto as não permitidas para mim, é uma coisa ruim.
As pessoas que usam drogas na maior parte das vezes a utilizam como uma forma de fugir dos problemas, procuram refugio nelas em vez de procurar ajuda nos amigos e na família e isso só se torna um problema mais grave, que acaba por destruir a pessoa sua família e suas amizades, mas isso não deixa de ser escolha do individuo.
É por esse motivo que usar drogas é uma coisa ruim, pois você terá alegria, mas uma alegria momentânea que ira sumir e que vai trazer seus problemas novamente, o que só ira piorar sua vida e a das pessoas a sua volta. E mesmo que depois queira sair deste caminho, e ele não tem volta! Por isso deve-se pensar bem se vale à pena arriscar tudo que se ama para começar a consumi-las.


Alunos Gabriel e Augusto Ruiz -
1º ano Médio
As drogas são substâncias que trazem males ao nosso corpo, então o uso não é recomendado para nenhuma pessoa, de nenhuma idade. Mas se as pessoas insistem em usá-las que usem, mas que tentem ter maior controle sobre elas e no que usam para não continuar esse incentivo ao tráfico que existe hoje.

Teatro - TAMO JUNTO!



O comediante, Marco Luque,conhecido pelo programa "CQC",da bandeirantes faz um stand- up comedy (comédia em pé) sobre assuntos do cotidiano.ENDEREÇO: Tuca: R. Monte Alegre, 1.024 - Perdizes

Pesquisa por Juliana e Davi - 1º ano Médio
Nossa redação:
- Alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano. (Redatores).- Alunos do 1º ano Médio (Revisores).- Alunos do 2º ano Médio (Chefes de Edição).- Professora Lilian Toyota (Supervisão).
Caso queira entrar em contato conosco, mandem um email para: jornal@prolilian.com
Srs. Pais e Responsáveis,
Estejam atentos a nossa SEMANA DA CRIANÇA para que a mesma aconteça, necessitamos da colaboração de todos. Observem sempre a agenda de seus filhos. Existem informações importantes para vocês!

Um pouco de diversão...


Caros leitores do Jornal Dinâmico,
Pensando nos nossos leitores, e como agradá-los sempre, nós (alunos do Ensino Médio e Professora Lilian Toyota) queremos saber a sua opinião sobre o nosso Jornal, assim como esperamos sugestões para as nossas próximas matérias.
Visitem o blog do Jornal e deixem a sua opinião, ou mesmo enviem uma mensagem diretamente para nós, pelo email:
jornal@prolilian.com

Fiquem a vontade para opinar e mandar a sua sugestão, este jornal é feito especialmente para vocês !!!!!

5 de setembro de 2009

COLABORE CONOSCO.

O que você gostaria de ler na próxima edição deixe a sua sugestão?